Experiência

Nos seus dez anos de existência, a SEI já desenvolveu 65 projetos de diagnóstico e gestão de relacionamento de stakeholders. Foram trabalhados setores como celulose, petróleo, grandes obras, saúde, meios de pagamento e terceiro setor.

Nossa plataforma SRM – SEI (Stakeholder Relationship Management – SEI) é disponibilizada ao cliente por meio de uma assessoria que discute os temas de interesse que compõe os objetivos estratégico do modelo de negócio, estrutura a captação de informações junto aos stakeholders e disponibiliza por meio de uma métrica de risco e oportunidade. A plataforma pode, após a primeira fase do diagnóstico inicial, continuar a receber informações e posicionamentos dos stakeholders e se tornar uma estratégia de monitoramento e diálogo estruturado. O cliente recebe relatórios analíticos para a tomada de decisão. Já possuímos uma versão de acesso mobile para consulta e inserção de informações em campo.

O processo de diagnóstico de stakeholders passa pela identificação de temas de interesse ligados ao modelo de negócio. A SEI acredita que os stakeholders se relacionam com a empresa e com esta abordagem criou a Lente da Sustentabilidade.

Quanto ao Plano Diretor de Sustentabilidade, ele é uma consequência natural do Diagnóstico de Relacionamento com Stakeholders. A empresa, diante da métrica de risco e oportunidade, discute a criação e proteção de valor e identifica os ativos estratégicos para o modelo de negócio. Desta forma está aberto o campo de criação de estratégias e planos de ação para o modelo de negócio sustentável. A SEI já coordenou a realização de 15 planos.

Nossa experiência passa também por desenvolver e apoiar o Comitê de Sustentabilidade na empresa. O processo passa pela discussão do caráter do comitê, entre decisório, consultivo, engajador e recomendatório. A partir da escolha, montamos o documento com as regras de funcionamento e reporte e apoiamos durante o período necessário para a sua consolidação. A SEI já trabalhou em 5 projetos com esta característica.

No aspecto de Responsabilidade Social, a SEI parte do famoso artigo Estratégia & Sociedade de Michael Porter e Mark Kremer, publicado pela Harvard Business Review em 2007, para questionar o melhor posicionamento do investimento social voluntário ou incentivado. Com a visão de valor genérico, cadeia de valor e convergente de Porter e Kramer, os projetos são desenvolvidos e os indicadores criados. A SEI já participou na elaboração de 12 planos de Responsabilidade Social.

Abaixo, algumas de nossas fontes de pesquisa e metodologia:

Nos dois últimos anos trabalhamos com as seguintes empresas e parceiros: